SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES EM SANEAMENTO BÁSICO
Versão de testes
O SIMISAB é uma solução padrão para sistema municipal de informações em Saneamento Básico, proposto pela Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, de aplicação voluntária por parte dos municípios brasileiros. O sistema está em sua versão de homologação/teste e encontra-se atualmente em processo de reformulação. Seu objetivo é se tornar uma ferramenta de planejamento e gestão do município, assim como em instrumento de divulgação das informações sobre saneamento básico para a sociedade, imprimindo transparência.
O aplicativo está em processo de desenvolvimento em ferramenta web e requer um mínimo de customização para sua instalação nos respectivos sites da internet de cada município que optar por sua utilização neste contexto de homologação/teste.
Para a instalação e funcionamento do SIMISAB, é necessário que o município esteja presente no SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
O SIMISAB possui quatro módulos, a saber: (i) módulo de cadastro, (ii) modelo de gestão, (iii) módulo de prestação de serviços, e (iv) módulo de monitoramento e avaliação. A base de dados do módulo de prestação de serviços é atualizada pelo próprio SNIS e disponibilizada anualmente aos municípios. Por sua vez, as informações dos módulos de cadastro e de gestão devem ser preenchidas diretamente pelo próprio município, recomendando-se uma atualização anual. Por fim, o módulo de monitoramento e avaliação que contém os relatórios de saída de dados, produzidos automaticamente pelo Sistema.