SNIS - Série Histórica
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Ministério das Cidades
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental [SNSA]

O SNIS Resíduos Sólidos possui as seguintes famílias de informações: Gerais; Coleta; Resíduos construção civil; Coleta seletiva; Resíduos serviços de saúde; Varrição; Capina e roçada; Catadores; Outros serviços; e Unidades de processamento. Além disso, a partir dessas informações são calculados e disponibilizados os indicadores que compõem as seguintes famílias: Gerais; Coleta; Coleta seletiva; Resíduos serviços de saúde; Varrição; e Capina e roçada.

A pesquisa de dados de Resíduos Sólidos do SNIS pode ser feita a partir de 4 lógicas distintas: por Órgão gestores municipais; pelas Unidades de processamento; pelo Fluxo e quantidade de resíduo; e Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência.

Órgãos gestores municipais
Nessa busca a base do dado é o próprio órgão municipal, que é o responsável pela gestão dos resíduos sólidos. Permite filtrar por Ano de referência, Natureza jurídica, Região, Estado, Município, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Unidades de processamento
Por sua vez, nessa busca a base do dado é a unidade de processamento. Permite filtrar por Ano de referência, Região, Estado, Tipo da Unidade, Operador da unidade, Unidade de processamento e informações propriamente ditas.

Fluxo e quantidade de resíduos
Já essa busca tem como base do dado o fluxo e a quantidade de resíduo. Permite filtrar por Ano de referência, Região, Estado, Tipo da unidade, Operador da unidade, Município de Origem e Unidade de processamento.

Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência
Por fim, essa é a busca que permite agrupar dinamicamente os dados para cada ano de referência. Em todas as situações de agrupamento é fornecida a totalização e, no caso dos indicadores, o resultado de cálculo do indicador médio. Permite filtrar por, além do Ano de referência, Natureza jurídica, Região, Estado, Região metropolitana, Prestador de serviço e famílias de informações e indicadores.

Relação de indicadores de resíduos sólidos por ano de referência

Os Glossários de Informações, Glossários de Indicadores e Diagnósticos do serviço se encontram disponíveis no sítio do SNIS, e podem ser acessados à partir dos links abaixo:

Glossário de Informações e Indicadores e Diagnósticos do Serviço